Basílio 177, a modernidade e a sustentabilidade juntas numa proposta inovadora da Metaforma.
Antes de entender como o projeto do Basílio 177 engloba retrofit e ESG e qual é o impacto dessa combinação para a sociedade atual, é melhor esclarecer o que significam essas siglas que estão cada vez mais em evidência. Continue a ler para entender definitivamente o que é e como funcionam estes conceitos.
O que significa ESG na prática?
Desde 2005 a sigla ESG vem ganhando espaço e, apesar de ser fácil encontrar sua tradução do inglês que consiste em sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance), poucos entendem o que isso quer dizer de fato e como isso se aplica a um projeto e/ou empresa.
Para entendermos um pouco melhor, vamos considerar que a letra E representa a sustentabilidade , ou seja, quais práticas que visam a proteção e preservação ambiental estão incluídas no projeto para que ele mereça o “E” da sigla?
Passando para o S de Social, como a empresa se relaciona com os funcionários, a comunidade, a satisfação do cliente e principalmente, como se posiciona em relação à diversidade e inclusão?
E por fim, o G de Governança, como os gestores e setores de RH garantem um ambiente de trabalho saudável e funcionários engajados e satisfeitos com as políticas internas?
Agora que entendemos o conceito do ESG, vamos entender o retrofit.
Afinal, o que é retrofit?
Em poucas palavras, podemos definir o retrofit como uma técnica de restauração ou revitalização de construções antigas. Sendo assim, podemos entender que existem muitos tipos de retrofit, como estrutural, de fachada, acústico, de iluminação, entre muitos outros, que podemos tratar em outro texto.
Um dos projetos mais famosos de retrofit é do Hotel Fasano, em Salvador - Bahia. O prédio foi inaugurado em 1930 em estilo Art Déco e, durante 45 anos foi sede do Jornal A Tarde. Depois tombado como patrimônio histórico e em 2018 ele foi reinaugurado como um hotel, o mesmo que conhecemos hoje.
No projeto do hotel, o revestimento original de mármore foi mantido no lobby, assim como alguns desenhos das portas dos quartos e outros elementos também foram preservados de sua estrutura inicial. No entanto, nas janelas foram aplicados vidros anti ruídos e as portas também receberam tratamentos acústicos, além de uma clara revitalização no geral.
Este é um exemplo de um projeto retrofit que busca não apenas restaurar construções antigas, mas modernizá-las para proporcionar conforto e atender um novo plano de reuso do espaço, como uma sede de jornal se transformar num hotel e a sede da Telesp em apartamentos residenciais, como é o caso do Basílio 177.